TURISMO NA ILHA

Agência de experiências no Festival Suave

Com foco em proporcionar integração cultural,  o festival suave em parceria com a Ekoways Turismo e Sustentabilidade vai oferecer experiências e vivências nas comunidades aos arredores de Ilha Comprida. Os passeios apresentam uma diversidade cultural que possibilita uma conexão com as raízes locais, ficando por dentro dos saberes e fazeres do complexo estuarino do lagamar paulista.

 

A própria definição de turismo sustentável deixa bem claro que uma das condições fundamentais para sua configuração é o bem-estar das populações envolvidas.  A sustentabilidade da atividade depende de práticas e vivências de um turismo de valores e atitudes. O conceito de turismo sustentável transcende a perspectiva da atividade de proporcionar o mero contato com a natureza para uma postura mais integral de valorização da cultura local e o compromisso ético de repartição de benefícios, na perspectiva da sustentabilidade das comunidades tradicionais.

Toda região do baixo Vale do Ribeira, denominada Planície Costeira de Cananéia-Iguape, pode ser caracterizada sob o aspecto biofísico como representante típico do complexo estuarino-lagunar marcado pela presença de montanhas e escarpas da Serra do Mar, morros e morrotes isolados, formando distintos ambientes como ilhas, lagunas, cachoeiras, compondo uma rica biodiversidade, desenhada por mangues, restinga, várzea, vegetação hidrófila e floresta tropical, caraterísticas típicas da Mata Atlântica.

Boqueirão Sul é a porta de entrada da Ilha Comprida pela cidade de Cananéia, via balsa, lado sul do município. Na chegada, no porto da balsa, os quiosques oferecem petiscos e frutos do mar. Para chegar à orla, é preciso seguir 4 km pela Av Intermares. Há pousadas, quiosques com gastronomia caiçara e praias amplas.

A travessia Cananéia/Ilha (Boqueirão Sul) é diária, das 6 às 23h30, com saída a cada 30 minutos em alta temporada e de 60 min em baixa temporada.

O custo da travessia na Balsa é de R$18,40 para veículos e gratuita para quem está a pé.

Praia do Pereiriha
Praia do Pereirinha - Ilha do Cardoso
Experiencia-com-golfinhos-em-cananeia3.j
Vivência conversa com os botos

PARCERIA:

QUILOMBO MANDIRA - 02.jpg
Quilombo e Cachoeira do Mandira
Aldeia.jpg
Visita a Aldeia Indígena GUARANI
logo-ekoways-cor.png