Perguntas frequentes

GERAL

O que é o evento?


Serão 4 dias de um encontro colorido com música, artes visuais, vivências de cura, festas, recreação infantil e turismo comunitário no Boqueirão Sul da Ilha Comprida.




Onde é realizado?


Boqueirão Sul da Ilha Comprida, entrada a partir do Município de Cananéia-SP. Cananéia é a principal cidade de apoio do festival. Lá o visitante encontrará bancos (Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Santander), hospital, farmácias, hotéis, postos de combustível, supermercados, agência de correios, entre outros serviços.




Qual a duração e estrutura do evento?


• 4 dias de camping

• 4 dias com programação artística

• 2 palcos

• Shows e performances

• Atividades artísticas e culturais

• Área de recreação infantil

• Terapias holísticas

• Segurança

• Cozinha comunitária

• Chuveiros (com água quente)

• Sanitários (com manutenção 24 horas por dia)

• Restaurantes*

• Lanchonetes*

• Bares *

• Bazar*

*Atenção! Os itens marcados com asterisco são terceirizados, serão cobrados à parte do ingresso.




Quando acontece e qual sua programação de funcionamento?


Neste ano o festival acontecerá entre os dias 09 a 12 de Abril de 2020, no Boqueirão Sul da Ilha Comprida-SP.




Início e Término


Início dia 09/04 às 15:00

Término 12/04 às 16:00

*Programação sujeita a alteração!




Como faço para chegar no Festival?


No site www.festivalsuave.com.br temos informações sobre como chegar. Entre em contato com nossos parceiros e descubra qual melhor maneira para você!




Qual horário de abertura e fechamento dos portões?


A portaria do festival abrirá às 14h do dia 09 de abril de dezembro de 2019(quinta-feira) e o festival encerra seu último setor (área de camping) às 16h do dia 12 de janeiro de 2020 (domingo).




Quais são as atrações confirmadas?


A lista completa com atrações confirmadas estará disponível no site oficial do evento www.festivalsuave.com.br




Qual a classificação do evento?


Tendo em vista que o Festival Suave é um complexo de entretenimento com algumas áreas para o público de todas as idades, com diversos tipos de atrações, sua classificação indicativa é livre.

A entrada de menores de 18 anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. É necessário o preenchimento de ficha de comprometimento de responsabilidade ao menor. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do alvará a ser expedido pelo Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

O menor de idade receberá uma pulseira de modelo diferenciada, a qual, não permitirá o consumo de bebida alcoólica nos bares e restaurantes do festival.

É expressamente proibido vender, ofertar, fornecer, servir, ministrar, entregar e permitir, ainda que gratuitamente, o consumo de bebida alcoólica aos menores de 18 (dezoito) anos de idade. O infrator responderá por crime punido com pena de detenção de 2 a 4 anos e multa (art. 81 e 243, Lei 8.069/90, com a redação da Lei 13.106/2015).

Todos os freqüentadores do festival, inclusive os menores de 18 anos incompletos, deverão portar documento de identificação com foto, que poderá ser solicitado, a qualquer momento, por agentes da organização, para comprovação da idade e do responsável legal.




Crianças de qualquer idade pagam ingresso?


Crianças até 12 anos completados não pagam ingresso. Acima dessa idade pagam normalmente.




Quando começa a venda de ingressos para o público geral?


Início dia 07 de fevereiro de 2020




Quais são os setores disponíveis?


Setor único de livre circulação e acesso a todos os shows e atrações.




Quais os tipos de ingressos e preços?


Ingresso Meia Entrada – Válido mediante comprovação de documentação exigida por lei.

Ingresso SOLIDÁRIO* – Válido com a doação de 1kg de alimento não perecível, na portaria do Festival.

Ingresso Inteira

Ingresso Portaria – Sujeito a disponibilidade.

Atenção!!! Compre seu ingresso somente nos pontos de venda autorizados e divulgados no site.




Quem tem direito a meia-entrada?


Maiores de 60 anos – Lei Federal 10.741/03

Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular – Lei Federal 12.933/13 (art. 1º), Decreto 8.537/15 (art. 3º) e Lei Federal 9.394/96 (Título V).

Jovens pertencentes a famílias de Baixa Renda (com idades de 15 a 29 anos) – Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15. O pagante deve ter a carteirinha de que se encontra nessas condições.

As condições para o gozo do benefício da meia-entrada devem estar presentes tanto no ato da compra quanto no momento do acesso do beneficiário ao local do festival, sob pena de cancelamento da aquisição. Neste caso, o beneficiário poderá complementar o pagamento do ingresso em seu valor integral.




Quais documentos são aceitos para comprovar a meia-entrada?


Para cada tipo de meia-entrada é necessário informar no momento da compra os dados do beneficiário e levar o respectivo comprovante no dia do festival.

Confira abaixo os documentos válidos:

Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular: Somente a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Veja modelo no link https://www.documentodoestudante.com.br/. Os elementos indispensáveis da CIE são:

– Nome completo e data de nascimento do estudante;

– Foto recente do estudante;

– Nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado;

– Grau de escolaridade; e

– data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.

Não serão aceitos em nenhuma hipótese boleto bancário, atestados de matrícula, comprovante de mensalidade ou carteiras virtuais.

Maiores de 60 anos: Documento de identidade oficial com foto.

Jovens pertencentes a famílias de Baixa Renda, definidos como “jovem de baixa renda”, qual seja, aquele com idade entre 15 e 29 anos cuja família ganhe mensalmente até dois salários mínimos e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que concede benefícios como o Bolsa Família: Carteira de Identidade Jovem que será́ emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.




Não tenho o meu comprovante de meia-entrada, o que fazer?


A organização do festival não se responsabiliza por perda ou a não apresentação do documento que comprove o direito de meia-entrada na entrada do festival.

Além disso, é obrigatório apresentar o documento comprobatório para o benefício da meia-entrada no acesso ao festival. Tais documentos poderão ser, a qualquer momento, solicitados pela organização e pelas autoridades presentes ao local.

Quais são as formas de pagamento disponíveis para aquisição do ingresso?

Verifique o local mais próximo para efetuar sua compra e se informe sobre as formas de pagamento.




Tenho algum problema ou dúvida em relação ao meu ingresso comprado online, como devo proceder?


Para mais informações sobre o evento consulte o site www.festivalsuave.com.br ou mande uma mensagem no instagram @festivalsuave




Posso comprar ingressos para apenas alguns dias?


Não. O ingresso do festival vale para os 4 dias do evento, com direito ao camping (ou quartos no caso do ingresso combo) e a todas as atividades artísticas e culturais




Por onde poderei circular nos dias do festival?


A pulseira fornecida na portaria permite acesso a qualquer área do festival, exceto em áreas administrativas.




Se sair da área do evento poderei voltar?


Sim, desde que mantenha a pulseira colocada no credenciamento do evento em perfeito estado, sem sinais de violação. O material dessa pulseira é de tecido resistente feito para durar todo o festival.




O que não poderei levar para o festival?


Você não poderá portar alimentos destinados à comercialização (apenas para consumo próprio) ou que representem riscos à segurança como garrafas de vidro. Não é permitido ao público a entrada com animais, armas de fogo ou outros objetos que possam ser considerados perigosos, sendo passível a realização inspeções, revistas corporais e remoção dos objetos não autorizados na entrada do evento. Não será aceita a entrada de qualquer pessoa que demonstre comportamento violento, agressivo ou contrário à ordem pública ou que se recuse a desfazer-se de objetos não permitidos ou não autorizados.





EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Uso da água


Uma Ilha, recursos finitos, cercados por água. A restinga da mata atlântica, sensível a ação humana 100% do tempo desde o princípio. Uma pequena comunidade Suave se estabelece com regras claras, feita Aldeia. Então seu impacto e consumo de água refletirá isso.

O fornecimento de água no Boqueirão Sul é compatível com o tamanho do nosso evento, no entanto a distribuição da água precisa ser equilibrada. Vamos evitar filas de banho, lembrando que na aldeia crianças, grávidas e anciãs terão prioridade, para organizar esse recurso primordial que é a água.




Materiais Descartáveis


Um residuário central nos auxiliará na separação de resíduos. Cada tipo de material, uma composição, um destino diferente.

Evite trazer microlixo como cotonetes, pequenas embalagens, caixinhas de suco com canudinhos e outras pequenezas que se perdem facilmente meio a natureza praieira.

Nas ações da praia, bituqueiros e um residuário também estarão lá pra te lembrar de separar. Assim é, assim será.

Vidro, plástico, metal, papel, tecido são os tipos de resíduos descartáveis que você poderia gerar durante o Suave, pensando nisso, experimente, na medida certa, reduzir estes itens na sua bagagem, traga menos, consuma local e leve memórias.

Dentro da pousada e no quiosque da praia existirá sinalização e indicadores de onde está o residuário do festival.

Para mais informações referentes ao descarte de resíduos, converse com as monitoras de educação ambiental durante o festival.




É permitida a entrada com bebidas alcoólicas, refrigerantes e água?


É permitida apenas a entrada de refrigerantes, água e bebidas para o consumo próprio. Haverá também venda no local. Pedimos a conscientização no que se refere à geração e descarte de resíduos.




Qual o valor em média da alimentação dentro do festival?


Haverá variedade de opções de lanchonetes na Ilha. Desde lanches a pratos mais sofisticados, com preços variando entre R$ 8,00 (pães, salgados e outros petiscos) a aproximadamente R$ 30,00(pratos feitos).

Preços a variar de restaurante para restaurante.




Posso fazer minha própria comida?


Você pode fazer sua própria comida, mas não no camping porque é proibido fazer fogo, para sua própria segurança. Para tal temos uma cozinha comunitária, mas você precisa levar os acessórios necessários (panelas, talheres, pratos, alimentos, etc). Cuide para não exagerar nos resíduos que vai gerar.

Uma composteira estará sinalizada para a destinação dos resíduos orgânicos.




É permitida a entrada de animais?


É permitida apenas a entrada de cães guia devidamente identificados, que visem a atender portadores de deficiência visual.





EQUIPAMENTOS

Posso levar filmadoras ou gravadores para os shows e espetáculos?


Sim, você poderá fotografar e filmar os shows e espetáculos, sendo para uso pessoal e não comercial, porem estão terminantemente proibidas as gravações e transmissões em áudio ou vídeo de totalidade ou de parte do festival (excluindo os shows e espetáculos para uso pessoal), por qualquer meio, bem como o uso de máquinas fotográficas profissionais (lente intercambiável) ou equipamentos de filmagem profissionais, sem previa autorização expressa e documentada pela organização do festival através da emissão do “termo de permissão” emitida pela direção do festival.




É permitido entrar e utilizar equipamentos não tripulados conhecidas como “drones”?


A entrada e a utilização de veículos aéreos não tripulados conhecidas como “drones” é proibido sem prévia autorização expressa e documentada pela organização do festival através da emissão do “termo de permissão” emitida pela direção do festival.

O “termo de permissão” deverá ser solicitado e os controladores deverão ter mais de 18 anos e ter certificado médico-aeronáutico, seguro, licença, termo de responsabilidade e habilitação. Quanto aos aeromodelos, usados para fins recreativos, deverão ser cadastrados no sistema da ANAC. Cumprindo todos os pré requisitos colocados pela organização a liberação do “termo de permissão” para a entrada e a sua utilização no interior do festival ainda estará obrigada a seguir o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94/2017 (RBAC-E nº 94/2017) da ANAC e às normas de operação de drones estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).




Quais as operadoras de celular com um bom sinal na região?


O sinal de celular não é muito bom em toda a localização do evento nem da Ilha. Vivo, Claro, e Tim. A qualidade do sinal oscila conforme a localização.




Minhas imagens e áudios poderão ser utilizados pela organização do evento?


O titular do ingresso declara expressamente aceitar que sua imagem e áudio possam ser captados e gravados durante a realização do evento, pelo que cede, desde já, de modo gratuito e definitivo, aos promotores do evento, todos os direitos de imagem e áudio que possui para todos os fins.





ACESSO

A data dos eventos pode ser alterada?


Os organizadores reservam-se o direito de alterar, a qualquer momento, sem aviso prévio ou qualquer outra condição, a programação pré-estabelecida, bem como as datas dos eventos que vierem a ser divulgadas, por motivo de força maior ou caso fortuito.




Haverá estacionamento no local?


Haverá espaço para deixar seu carro na rua em frente à Pousada do evento e será gratuito.




Haverá estacionamento ou camping para motorhome dentro da festival? Quais as condições e valores?


Na área interna do Festival não haverá estacionamento para motorhome. Mas há campings ao lado do Festival que poderão receber a estrutura do motorhome (serviço independente do ingresso do Festival).




Haverá um o mapa do festival, com a localização do camping, etc.?


Sim, na página do festival www.festivalsuave.com.br teremos o mapa detalhando o layout do evento, com localização de chuveiros, sanitários, cozinha comunitária, residuário, etc.




Teremos barracas disponíveis para aluguel dentro do festival?


Não.




Serão aceitos cartões de debito e credito no Festival?


Sim, aceitaremos cartões Visa e Master, débito e crédito.

Mas aconselhamos a levar uma reserva em espécie, visto que o serviço depende de sinal em uma zona de Mata Atlântica e que pode falhar sob a influência de condições meteorológicas.

Conte ainda com uma reserva para os pedágios na rodovia 116 http://www.arteris.com.br/rodovias/regis-bittencourt/ e também na balsa entre Cananéia e Ilha Comprida - Boqueirão Sul http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/cananeia-ilha-comprida/.





OUTRAS DÚVIDAS

Ainda tenho dúvidas sobre o evento, com quem entro em contato?


Para mais informações sobre o evento consulte o site www.festivalsuave.com.br ou instagram @festivalsuave




Existe algum telefone onde eu possa tirar minhas dúvidas?


Não. As consultas devem ser enviadas por e-mail do nosso site e serão esclarecidas o mais rápido possível.




Termos de condições atualizadas para o Festival Suave.


O titular do ingresso é responsável pela consulta da versão atualizada dos Termos e Condições no site do evento (http://www.festivalsuave.com.br), não sendo cabível alegação de desconhecimento de quaisquer alterações que possam ser efetuadas pelos organizadores.

A aquisição ou o porte do ingresso implica na aceitação dos termos e condições.

Eventual declaração de nulidade ou ineficácia ou a não aplicação, pelo tribunal competente, de qualquer das disposições contidas no presente Termo não invalida a incidência das demais normas.





COMUNICADO ADIAMENTO

Qual o motivo do adiamento?


Devido aos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo relacionados ao Covid-19 (Coronavírus) e tendo em vista a proibição por parte do Governo do Estado de São Paulo para a realização de eventos com mais de 500 pessoas a partir de 16 de março (válido por 2 meses), optamos pelo adiamento do Festival Suave




Quando acontecerá o Suave?


Já existe uma nova data! O Festival Suave foi adiantado para a Páscoa do ano que vem, nos dias 1, 2, 3 e 4 de Abril de 2021.




Já comprei meu ingresso, ele é valido para a nova data?


Sim, todos os ingressos já adquiridos são válidos para a NOVA DATA (1° a 4 de Abril de 2021).




Já comprei meu ingresso, como solicito o reembolso?


Se você já comprou o seu ingresso e prefere o reembolso, basta que o titular da compra entre em contato conosco pelo email encontrosuave@gmail.com.




O Line up será o mesmo?


O nosso encontro vai manter todo o seu line up dentro das possibilidades de reagendamento de cada artista.




Ainda tenho dúvidas, qual melhor meio de contato?


Para mais informações, por favor entrar em contato através do e-mail para encontrosuave@gmail.com