Visita a Aldeia Indígena GUARANI M'BYA TakuarI-TY

1/1

Valor por pessoa:

R$ 150,00

(mín 5 pessoas)

  • Duração: 2 a 3h

  • Horário: 9:30 - máximo 13:00

  • Localização: Cananéia, na beira da cidade. 2 km do centro.

  • Distância: 3km até a balsa, 7km. De carro 30min.

  • Faixa etária: Livre

PROGRAMAÇÃO:

A visita começa convidando para uma conversa inicial, apresentação da história da aldeia (com perguntas e respostas), seguido de trilha de 40 min caminhada pela aldeia, mostrando e compartilhando saberes sobre a caça, visita a casa de reza, apresentação de canto e dança e uma linda feira de artesanatos.

 

roda de conversa c/ liderança guarani,  contação de história  (com perguntas e respostas), trilha pela aldeia c/ falas sobre os saberes relacionados a caça e as ervas medicinais, visita a um quintal guarani c/ cultivos de plantas, visita a casa de reza, apresentação de canto e dança, brincadeiras e feira de artesanato indígena.

Distribuição de papel e tinta, giz de cera para o grupo e 15min para contemplação e registro da visita a comunidade. E antes de partir, presentear alguém da aldeia com a sua imagem.

DESCRIÇÃO:

Os Guaranis M'bya valorizam a sua cultura e todos os rituais são preservados e passados de geração em geração. A Aldeia Takuary-T já existe a 10 anos. A sua religião é voltada a fé, a espiritualidade, a crença e ao respeito a Nhanderu, o criador de todas as coisas vivas e não vivas do mundo. É da natureza que vem parte dos seus alimentos e sustento. Da terra colhem mandioca, milho, feijão, entre outros. Bem aventurados com rio e praia em seu território, pescam e caçam somente para o consumo próprio.

É o Pajé, guia espiritual e orientador medicinal, que através de sua conexão direta com Nhanderu, recebe intuições sobre acontecimentos, os orienta sobre a melhor maneira de agir, fortifica a espiritualidade, a fé e a paz de toda a aldeia e pode ajudar na cura.